Dicas essenciais de segurança para sua empresa

Dicas essenciais de segurança para sua empresa

Segurança é um fator primordial, seja no âmbito residencial ou empresarial. Porém, quando nos referimos à segurança empresarial, envolvemos tanto a segurança predial (estrutural), quanto pessoal e de informações.

Confira no artigo de hoje, algumas providências que são essenciais para garantir a segurança da sua empresa.

Segurança Predial (Estrutural)

Visando sempre o conforto e um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários, alguns procedimentos de segurança são necessários.

1. Sistema de Segurança:

Existem várias empresas e sistemas diferentes para a segurança do patrimônio das empresas. Sistemas tecnológicos, como a Homety, disponibilizam controles de acesso via biometria a fim de restringir a entrada de estranhos aos diversos ambientes da empresa.

Câmeras dispostas em ambientes externos e internos com monitoramento 24 horas, ajudam a controlar a movimentação, tanto dentro, quanto fora da empresa.

Além da segurança contra terceiros, é importante pensar também em sistemas contra incêndios, através da disponibilização de extintores de incêndio e medidas preventivas na instalação dos diversos equipamentos e fiações elétricas.

O treinamento das equipes em relação a procedimentos de evacuação do prédio e medidas de segurança no caso de incêndios também devem ser práticas constantes. Saídas de emergência devem estar sempre desobstruídas e bem sinalizadas.

2. Portaria/Recepção:

Orientação e treinamentos recorrentes para os funcionários que trabalham junto à portaria ou recepção são primordiais. A vigilância na entrada e saída de pessoas no ambiente empresarial depende da qualidade do serviço prestado por esses profissionais.

Desde a liberação de acesso até o recebimento de encomendas, deve passar por procedimentos e regras de segurança rígida, como a correta identificação das pessoas.

O Grupo Pro Security está há mais de 34 anos no mercado de segurança, oferecendo sempre o que existe de mais moderno no ramo.

3. Emergências:

Como mencionado acima, equipamentos de segurança contra incêndio devem estar dispostos nos prédios e dentro da data de validade. Além desses, equipamentos de primeiros socorros também devem estar disponíveis e de fácil alcance.

4. Dinheiro fora da empresa:

Guardar dinheiro na empresa pode ser um grande perigo, pois se torna chamariz para assaltos. Afinal, até mesmo dentro do ambiente de trabalho, as pessoas podem manter uma conduta inadequada.

Se possível, mantenha apenas uma quantia razoável em caixa para pagamento de eventuais necessidades diárias, mas o montante maior deve estar armazenado em um banco.

5. Fechar a porta:

Alguém deve ser responsável por trancar a empresa ao término do expediente.

Essa pessoa deve ser de total confiança e dar toda a atenção ao controle e procedimentos necessários. Lembrar sempre da ativação dos alarmes e sistemas de segurança para que a empresa não fique descoberta nos momentos em que não há funcionários.

Segurança Empresarial

A vulnerabilidade da segurança não acontece apenas no âmbito predial, é necessário garantir a segurança das informações, sistemas e procedimentos dentro da empresa.

6. Informações protegidas:

Cada dia que passa, a ação dos hackers fica mais poderosa e assídua. Por isso, é muito importante proteger os sistemas de informação com senhas seguras, difíceis e criptografias, a fim de dificultar a ação dos invasores e o roubo de informações que possam comprometer a empresa.

Para os acessos necessários fora do ambiente da empresa, a instalação de VPN ajuda a inibir a invasão dos sistemas, uma vez que a comunicação é totalmente criptografada.

7. Condutas:

Condutas inadequadas por parte de funcionários, lideranças, fornecedores e clientes também podem ser causas de vulnerabilidade na segurança da empresa.

Por este motivo, alguns empresários estão implantando sistemas de denúncia dentro das empresas para que essas falhas possam ser identificadas e corrigidas.

É muito importante lembrar que um ambiente seguro e protegido colabora para o bem-estar dos funcionários e gera maior produtividade da empresa como um todo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *