Tecnologias para condomínios que você precisa conhecer

Tecnologias para condomínios que você precisa conhecer

A tecnologia tem como principal objetivo facilitar a vida das pessoas em praticamente todos os setores, e em condomínios não seria diferente. A cada ano, novas tecnologias surgem para tornar a vida de moradores, funcionários e síndicos mais simples e práticas, além de ser uma aliada valiosa para controle de finanças, segurança, comodidade e a administração condominial em geral.

Nesse artigo, vamos apresentar 4 tecnologias para condomínios que estão revolucionando a gestão dos síndicos e a vida dos condôminos. Confira!

1. Acesso eletrônico

Os acessos eletrônicos são uma das tecnologias para condomínio mais implementadas no momento.

O sistema é um conjunto de inovações tecnológicas que além de realizar o acesso via sistema biométrico, reconhecimento facial, tag de aproximação, QR Code e leitura de placas (LPR), são capazes de monitorar as movimentações da portaria de forma 100% remota.

O acesso eletrônico oferece diversas vantagens para os condôminos. A primeira é a redução dos custos sem abrir mão da segurança, pois em geral a tecnologia requer apenas investimento de instalação e uma pequena mensalidade pelo serviço. A segunda é a maior agilidade no acesso ao condomínio, garantindo mais segurança aos condôminos, prestadores de serviço e visitantes.

Além disso, já existem tecnologias para identificação de acesso não autorizado via inteligência artificial, como o Contador de Clausura da Homety.

2. Atendimento remoto

Em alguns condomínios a única tecnologia que o condomínio precisa para controlar acessos é o seu interfone, mas até mesmo para isso já existe uma inovação. Os painéis de telepresença facilitam o atendimento com áudio e vídeo, aumentando a sensação de segurança.

Por meio do painel, os visitantes podem entrar em contato com a portaria rapidamente, seja ela presencial ou remota.

A grande novidade é para quem vai visitar o condomínio: os próprios moradores podem gerar QR codes através de aplicativos para agilizar a entrada dos visitantes e prestadores se serviço.

Além de toda comodidade de atender a chamada para o recebimento de uma encomenda e passar instruções de entrega em outro lugar, por exemplo, o painel ajuda na segurança dos moradores e funcionários do condomínio.

Mas vale lembrar, que qualquer ligação suspeita pode ser rapidamente identificada, permitindo acionar as autoridades ou a segurança local.

3. Gestão digital do condomínio

Quando falamos em tecnologias para condomínios, talvez esta seja a mais indispensável de todas: um software ou aplicativo para administradora de condomínios que atue na gestão integrada.

Hoje no mercado há produtos que se adaptam facilmente a qualquer tamanho de condomínio, tornando-se aliados valiosos para as administradoras.

Os síndicos ou condomínios com autogestão também se beneficiam bastante das funções desse tipo de sistema, pois conseguem agilizar importantes etapas de controle de contas e aumentar sua produtividade.

Esses sistemas permitem enviar cobranças e boletos de maneira automatizada, assim como consultar o histórico de pagamento dos residentes.

A integração com outros sistemas também facilita o trabalho, agilizando etapas e reunindo em um só lugar as funcionalidades necessárias.

Com essa gestão digital para condomínios, é possível tomar melhores decisões estratégicas e fazer o acompanhamento em tempo integral das rotinas administrativas.

4. Comunicação automatizada

Um grande problema em praticamente todos os condomínios é a falta ou ineficiência da comunicação, porém hoje, os gestores podem contar com sistemas e aplicativos especializados para gerir uma comunicação mais ágil e eficaz, garantindo a efetividade na entrega de comunicados e atendimentos.

Utilizar de meios de comunicação e painéis de avisos virtuais, através de aplicativos facilitam a comunicação entre administradores e condôminos, evitando ruídos e falhas na comunicação.

A tecnologia sempre vem para somar e ajudar os condomínios a serem cada vez mais conectados e seguros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *