Tecnologia 5g em condomínios

Tecnologia 5G em condomínios

A tecnologia está por toda parte, presente no dia-a-dia da maioria das pessoas. Uma das áreas que mais se beneficiam da transformação digital é, sem dúvidas, a de condomínios. Os impactos neste setor são muitos, envolvendo desde segurança e privacidade até velocidade na troca de informações.

Conheça a tecnologia 5G e saiba como ela pode beneficiar os condomínios. Acompanhe!

O que é tecnologia 5G?

Tecnologia 5G é o padrão tecnológico da quinta geração para as redes móveis e de banda larga, sendo o sucessor do 4G.

Para o desenvolvimento de sistemas e plataformas, por exemplo, o 5G é capaz de oferecer mais velocidade, suporte a múltiplos usuários, mais confiabilidade e, é claro, maior segurança de privacidade e dados.

“O 5G vai contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Com isso, os dispositivos e plataformas poderão estabelecer uma comunicação mais fácil e rápida entre si. Um exemplo disso é uma geladeira inteligente, que faz as compras dos itens que estão faltando. Esse tipo de solução já está mudando a maneira como vivemos”, explica Alan Barbosa, Diretor de Tecnologia da Wenovity, startup do Grupo Pro Security.

Mas o que isso tem a ver com condomínios? Tudo! A Tecnologia 5G pode e deve ser utilizada também na área de segurança patrimonial, oferecendo mais segurança e possibilidade de desenvolvimento para o estabelecimento.

Confira abaixo onde você poderá encontrar essa tecnologia dentro de condomínios:

Reconhecimento facial

As câmeras por reconhecimento facial estão cada vez mais presentes nos condomínios, proporcionando mais agilidade na hora de liberar um morador para o interior das unidades. Isso porque os rostos dos moradores e profissionais que trabalham nas dependências devem ser registrados no sistema de dados e, quanto maior for a velocidade do sistema, maior será a segurança do local.

Automação em ambientes

Automatizar processos e gerar uma melhor experiência aos usuários já é uma realidade dentro de condomínios. Com a tecnologia 5G, será possível encontrar essa automatização em diversas outras atividades:

  • no controle sensorial de luzes em locais de passagem;
  • com o comando de voz, será possível entrar em elevadores e não precisar apertar os botões dos andares;
  • os sensores de presença e comando de voz também estarão na ação de abrir e fechar portas.

Essas funções já são realidade em pequenos condomínios, que não necessitam uma velocidade de conexão tão alta. Nos grandes condomínios, isso ainda não acontece, devido ao alto número de unidades e pessoas. Com a tecnologia 5G, isso finalmente será possível. E, melhor, será mais acessível.

Evolução das câmeras de segurança

De forma mais rápida e fácil, as câmeras de segurança 5G trabalharão o reconhecimento de diversos padrões, sendo um deles o detectando atividades suspeitas e vandalismo. Ou seja, mais do que transmitir imagens captadas, elas trarão mais controle, agilidade e precisão na segurança condominial.

Portaria e controle de acesso otimizados

portaria remota já é uma realidade em grande parte dos condomínios. Com o desenvolvimento do 5G, elas estarão mais atualizadas e integrando outras ações dentro do sistema, como é o caso do reconhecimento facial que citamos acima, e outras tecnologias, como leitura de placas de automóveis e rondas virtuais, por exemplo.

A propósito, vale citar que grande parte desses serviços já é oferecido pela Homety, plataforma de gestão de segurança e atendimento do Grupo Pro Security. Para saber mais, basta clicar aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *