Entenda o Mercado de Aplicativos no Brasil

Entenda o mercado de aplicativos no Brasil

Segundo um estudo realizado pela AppsFlyer, o Brasil é o líder absoluto no mercado de aplicativos da América Latina. Só nos últimos dois anos, o país cresceu 55% em número de instalações de apps nos smartphones.

Ainda de acordo com o estudo, em 2019, contabilizamos 230 milhões de celulares conectados em território nacional — lembrando que o Brasil é a sexta maior população do mundo!

Mas por que será que o sucesso no mercado de aplicativos é tão grande? O que a população mais baixa em seus celulares? Confira no artigo a seguir!

O mercado de aplicativos no Brasil

Dos últimos anos para cá, as plataformas digitais estão presentes no cotidiano da população mundial, e a expectativa é que para os anos seguintes, elas estejam presentes ainda mais.

De acordo com uma matéria divulgada no Portal Terra, o Brasil é o segundo país no mundo onde o mercado de aplicativos mais cresce, perdendo apenas para a Indonésia.

A consultoria App Annie, especializada no comportamento e mercado digital, destacou que o brasileiro, em média, passa três horas por dia navegando em aplicativos. Além disso, que mantém cerca de 70 a 80 deles instalados no smartphone. Um número bastante surpreendente, não acha?

O que o brasileiro mais baixa em seu celular?

Logo no começo da pandemia, houve um crescimento de 22% na procura de apps que oferecessem cursos e treinamentos profissionalizantes. É o que diz Adriano Santos, especialista no desenvolvimento de aplicativos móveis.

O mercado de delivery também apresentou um aumento devido ao isolamento social. Da segunda quinzena de março até abril, o número de usuários nessas plataformas deu um salto de 155%.

O comportamento do consumidor brasileiro sempre influencia no ranking dos aplicativos mais baixados no ano. Em 2018, por exemplo, os apps de entretenimento, como Netflix, Globo Play e jogos variados, estavam nas primeiras opções de downloads em território nacional.

Expectativa para o mercado em 2021

A expectativa para 2021 é que o mercado de aplicativos continue crescendo. Listamos algumas tendências que consideramos fortes a procura para o próximo ano, confira:

  • Contratação de serviços gerais, como encanador, limpeza e outros;
  • E-commerces e lojas virtuais;
  • Gestão de condomínio em nuvem.

Você sabia que o Grupo Pro Security já está por dentro dessa tecnologia? Alguns de nossos serviços envolvem aplicativos, como é o caso do Homety e do Helpty. Veja um pouco sobre cada um deles:

  • Homety: um sistema de controle de acesso, que traz maior praticidade e segurança para os moradores. Entre as funcionalidades estão cinco pilares: automação, supervisão, atendimento, monitoramento e telepresença. Por meio do aplicativo, os condôminos fazem a gestão de todas as atividades do sistema e recebem notificações cada vez que o acesso de visitas for liberado.
  • Helpty: tecnologia que permite a contratação de serviços de limpeza dentro de um sistema, de forma prática e bem rápida. Basta baixar o aplicativo Helpty no celular (Android e iOS) e fazer o cadastro. O usuário escolhe o tipo de serviço que deseja, comercial ou residencial, a metragem total do espaço, bem como a quantidade de quartos e banheiros, e a recorrência. O aplicativo mostra o valor que deverá ser pago.

A holding Wenovity comanda a área de tecnologia do Grupo e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento próprio de novas tecnologias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *