Entenda o mercado de aplicativos no Brasil
Segundo um estudo realizado pela AppsFlyer, o Brasil é o líder absoluto no mercado de aplicativos da América Latina. Só nos últimos dois anos, o país cresceu 55% em número de instalações de apps nos smartphones.
Ainda de acordo com o estudo, em 2019, contabilizamos 230 milhões de celulares conectados em território nacional — lembrando que o Brasil é a sexta maior população do mundo!
Mas por que será que o sucesso no mercado de aplicativos é tão grande? O que a população mais baixa em seus celulares? Confira no artigo a seguir!
O mercado de aplicativos no Brasil
Dos últimos anos para cá, as plataformas digitais estão presentes no cotidiano da população mundial, e a expectativa é que para os anos seguintes, elas estejam presentes ainda mais.
De acordo com uma matéria divulgada no Portal Terra, o Brasil é o segundo país no mundo onde o mercado de aplicativos mais cresce, perdendo apenas para a Indonésia.
A consultoria App Annie, especializada no comportamento e mercado digital, destacou que o brasileiro, em média, passa três horas por dia navegando em aplicativos. Além disso, que mantém cerca de 70 a 80 deles instalados no smartphone. Um número bastante surpreendente, não acha?
O que o brasileiro mais baixa em seu celular?
Logo no começo da pandemia, houve um crescimento de 22% na procura de apps que oferecessem cursos e treinamentos profissionalizantes. É o que diz Adriano Santos, especialista no desenvolvimento de aplicativos móveis.
O mercado de delivery também apresentou um aumento devido ao isolamento social. Da segunda quinzena de março até abril, o número de usuários nessas plataformas deu um salto de 155%.
O comportamento do consumidor brasileiro sempre influencia no ranking dos aplicativos mais baixados no ano. Em 2018, por exemplo, os apps de entretenimento, como Netflix, Globo Play e jogos variados, estavam nas primeiras opções de downloads em território nacional.
Expectativa para o mercado em 2021
A expectativa para 2021 é que o mercado de aplicativos continue crescendo. Listamos algumas tendências que consideramos fortes a procura para o próximo ano, confira:
- Contratação de serviços gerais, como encanador, limpeza e outros;
- E-commerces e lojas virtuais;
- Gestão de condomínio em nuvem.
Você sabia que o Grupo Pro Security já está por dentro dessa tecnologia? Alguns de nossos serviços envolvem aplicativos, como é o caso do Homety e do Helpty. Veja um pouco sobre cada um deles:
- Homety: um sistema de controle de acesso, que traz maior praticidade e segurança para os moradores. Entre as funcionalidades estão cinco pilares: automação, supervisão, atendimento, monitoramento e telepresença. Por meio do aplicativo, os condôminos fazem a gestão de todas as atividades do sistema e recebem notificações cada vez que o acesso de visitas for liberado.
- Helpty: tecnologia que permite a contratação de serviços de limpeza dentro de um sistema, de forma prática e bem rápida. Basta baixar o aplicativo Helpty no celular (Android e iOS) e fazer o cadastro. O usuário escolhe o tipo de serviço que deseja, comercial ou residencial, a metragem total do espaço, bem como a quantidade de quartos e banheiros, e a recorrência. O aplicativo mostra o valor que deverá ser pago.
A holding Wenovity comanda a área de tecnologia do Grupo e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento próprio de novas tecnologias.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!