Como organizar o uso das áreas comuns do condomínio

Como organizar o uso das áreas comuns do condomínio

Organização é a palavra-chave da administração de um condomínio. É uma atitude que deve partir do síndico, mas todos moradores devem colaborar.

O primeiro passo – e mais importante – para saber como organizar a utilização de áreas comuns, é ter como foco principal o respeito de todos os indivíduos.

Locais como academias, piscinas, quadras de esporte e salões de festas devem estar disponíveis para todos os moradores de maneira igualitária e sem distinção alguma. Por isso, é imprescindível estabelecer limites e determinar responsabilidade para os usuários.

Confira alguns pontos que vão te ajudar, e muito, na hora da organização das áreas comuns do condomínio:

Crie regras claras para o uso das áreas comuns

Alguns pontos não podem  faltar no regulamento interno da área comum do seu condomínio, como:

  • estabelecer horário de uso dos espaços;
  • determinar o tempo máximo de utilização do local;
  • tempo mínimo de antecedência para a reserva de locais, como o salão de festas;
  • normas para a devolução das áreas de festa, como limpeza por conta do morador ou pagamento de taxa para a realização do serviço, etc;
  • respeito às normas de distanciamento social e capacidade máxima de pessoas no local;
  • exigência da permanência do morador responsável pela reserva no local;
  • multas em casos de danos à estrutura ou desrespeito  de alguma regra de uso.

É importante lembrar que essas normas devem ser aprovadas em assembleia e seguir recomendações dos órgãos governamentais, em especial durante a pandemia.

Mantenha esses locais sempre em bom estado

Assim como o restante dos espaços do condomínio, manter as áreas comuns em bom estado é fundamental para evitar reclamações e, principalmente, acidentes. Portanto, a recomendação é que se mantenha uma periodicidade de manutenções preventivas nesses locais.

Além de deixar o ambiente mais seguro para uso, ter as áreas comuns do condomínio sempre bem cuidadas aumenta a satisfação dos condôminos em relação ao trabalho desempenhado pelo síndico e também valoriza os imóveis do local.

Cuidado extra com os espaços destinados às crianças

Espaços específicos para crianças brincarem em condomínios pode ser um atrativo para os pais ou responsáveis. Afinal de contas, quem não quer que o seu pequeno seja feliz onde mora?

Porém, a atenção com a manutenção e regras para esses locais deve ser maior, para manter a segurança dos pequenos.

Controle o uso dos locais comuns

O controle do uso das áreas comuns é importante para manter a organização do condomínio.

Uma vez após definida as regras, manter os locais em bom estado e orientar os responsáveis é fundamental. É preciso estabelecer um sistema no qual fique fácil para todos os moradores do local terem acesso.

Alguns condomínios ainda possuem um livro, semelhante a uma agenda, para o controle do uso dos espaços. Porém esse método demanda muito tempo tanto do síndico para a validação como também do condômino para realizar a reserva.

Para resolver esse problema, dentro do sistema Homety, você consegue fazer toda a gestão dessas áreas. Além de ser mais prático e eficiente, permite ao síndico ter controle total das solicitações e gerenciá-las de maneira rápida.

Por exemplo, os condôminos conseguem visualizar quais dias ou horários estão disponíveis para alugar o local de interesse e as respostas aos pedidos de reserva são enviadas imediatamente após a validação do síndico.

Reparos nas instalações nas áreas comuns

O uso inadequado das áreas comuns do condomínio pode causar danos às instalações. Um ponto que deve ser levado em consideração é que muitas vezes o síndico não sabe como identificar o responsável pelo problema, e a solução se torna responsabilidade do condomínio de maneira geral.

Em função disso, o regimento interno deve informar que o responsável por qualquer tipo de dano deve ser o morador que fez a reserva.

Respeito com os vizinhos

As regras sobre silêncio em condomínios precisam estar bem claras para os moradores. Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que ela varia bastante de um local para o outro, e o ideal é que moradores tenham sempre bom senso nesse quesito.

Gostou dessas dicas? Temos muito mais dicas em outras matérias do nosso Blog. Confira!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *